É tempo para arte em SP: MASP reúne grandes artistas brasileiras até o final do mês de Julho!

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, conhecido como MASP, abre as portas para as exposições Tarsila Popular e Lina Bo Bardi: Habitat, revelando a relação das produções artísticas das obras da pintora e arquiteta, respectivamente, com o mundo.

Foto do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

A proposta da exibição Tarsila Popular é trazer as obras com destaques amplos da vida da Tarsila do Amaral (1889-1973), reunindo cerca de 120 trabalhos da artista, sendo mais de 50 pinturas. Entre as atrações, estão as icônicas obras Abaporu (1928), Antropofagia (1929) e Operários (1955), algumas das mais populares obras da Tarsila. Entre seções, a exposição apresenta temas nus, viagens e manifestações religiosas, todas ligadas ao universo ‘popular’ como tema central.  
A mostra além de prestigiar a afamada artista, marca o retorno das obras da autora à São Paulo depois de percorrer diversos museus entre Nova Iorque e Chicago, nos Estados Unidos, no decorrer dos anos 2017-2018.

Autorretrato por Tarsila do Amaral (1923)

Já a exposição da Lina Bo Bardi destaca a simplicidade, clareza e bom convívio, que são apresentados como as principais características das obras e projetos arquitetônicos da grande arquiteta – que é reconhecida como uma das mais renomadas arquitetas brasileiras até os dias de hoje.
A artista ítalo-brasileira recebe uma mostra dividida em três capítulos: “O Habitat de Lina Bo Bardi”, “Repensando o museu” e “Da Casa de Vidro à Cabana”, que chamam a atenção dos visitantes pelo estilo moderno e preocupação com o entorno presente nos seus projetos conceitos. Suas produções refletem a amplitude de seus pensamentos definidos como “arquitetura ambiental” – onde, segunda a própria Lina, expõem a relação do contexto da obra com os entornos tropicais do Brasil.

Casa de Vidro (projeto Lina Bo Bardi 1949-51)
Operários (1933)

Ambas mostras foram inauguradas simultaneamente a partir de abril e estarão expostas até esse final de semana, no dia 28 de julho. Por isso nossa sugestão para aproveitar esse final de semana em família, será aproveitar o MASP com muita cultura, inspirações e design! Para saber mais acesse aqui.

Estudo preliminar – esculturas praticáveis do Belvedere Museu de Arte Trianon por Lina Bo Bardi

Aproveite para explorar imóveis MBRAS disponíveis no bairro Jardim Paulista: clique aqui.