Consolação: o bairro mais mutável de São Paulo

Considerado um dos bairros mais históricos e tradicionais de São Paulo, a Consolação inspira cultura e muito lazer aos redores de suas ruas e avenidas movimentadas.

Foto por Arquidiocese de São Paulo

Localizado na região central da cidade, o bairro tornou-se um dos mais importantes para São Paulo devido à sua história. O desenvolvimento se deve a rua que originou o seu nome, a atual Rua da Consolação, que anteriormente era conhecida como Caminho de Sorocaba, sendo a principal via de acesso ao eixo SP-Sorocaba. Mas, mesmo sendo um dos principais caminhos para a capital, o bairro tomou forma após a construção da Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em meados de 1798, com a população de fiéis a sua volta.

Mais que um monumento histórico, o bairro da Consolação é uma das regiões mais completas da capital, apresentando versatilidade e concentrando cultura, mobilidade e até espaços comerciais em seus m², sendo um ótimo ponto para pessoas de diversos perfis. Dessa forma, vamos destacar os diferenciais de residir nesse bairro esplendido:

INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS DE QUALIDADE

Foto por Jornal Folha de São Paulo

O movimentado bairro da Consolação reúne uma admirável infraestrutura, com serviços comerciais renomados e de qualidade em suas ruas e avenidas. Esbanjando uma variedade grande em quesitos comerciais, como lojas, shoppings e galerias, mas oferece um ótimo suporte básico com diversos supermercados, padarias, farmácias e até hospitais e consultórios à disposição.
Um forte ponto para o bairro é a qualidade de ensino da região, que apresenta escolas renomadas em suas proximidades, como o Colégio Mackenzie, Colégio Anglo, Colégio São Luís e diversos cursos extracurriculares, entre línguas estrangeiras, musicais e de ensino à distância.

MOBILIDADE

Foto por Trip Advisor

Por ser uma região central, o fácil acesso à variadas vias da capital paulistana são um dos principais atrativos para o bairro da Consolação, contando com a conexão das ruas e avenidas Paulista, Dr. Arnaldo, Rebouças, Angélica, 9 de julho, Oscar Freire, Consolação e outras.
Além da mobilidade automotiva, o bairro também possui inúmeras linhas de ônibus e metrô à sua disposição, conectando todos os pontos da cidade. Entre as principais estações, podemos destacar: Metrô Consolação (linha verde), Paulista (linha amarela) e Higienópolis-Mackenzie (linha amarela).

CULTURA E LAZER EM MEIO ÀS RUAS DO BAIRRO

Foto via Cidade de São Paulo, tirada por José Cordeiro.

O bairro da Consolação é bastante diverso, cheio de atrações para todos os estilos artísticos, sendo um excelente local para qualquer apreciador. Entre os seus principais pontos, temos os museus MASP e Casa das Rosas, os parques Mario Covas e Buenos Aires, os shoppings Higienópolis e Frei Caneca, a biblioteca Mário de Andrade, os teatros Teatro Frei Caneca e  Teatro do Ator, as praças Praça do Ciclista e Praça Roosevelt e muito mais, o que não falta é lazer artístico pelas ruas da Consolação!

GASTRONOMIA

Foto por Veja São Paulo

As áreas residenciais e comerciais dividem espaço com uma agitada vida cultural e também noturna da região, principalmente a crescente Rua Augusta. Com diferentes bares, baladas, teatros e restaurantes reconhecidos, entre eles Restaurante La Frontera, Famiglia Mancini, Tappo Trattoria, Jiquitaia, Sujinho, Restaurante Spot, Bar e Lanches Estadão e mais.

Aproveite para se deliciar com esse bairro tradicional paulistano e encontre o seu imóvel ideal aos redores da Consolação!